sexta-feira, 5 de outubro de 2012

The Fall


                             The Fall, traduzido como "Dublê de Anjo" é um filme extraordinário!
                                            Quando falo extraordinário é uma obra de arte...


            O filme mescla um quê de filme indiano da década de 80 (exemplo, A princesinha) - por causa das cores fortes e intensas - com uma originalidade tremenda. Há cenas que parecem quadros de tão belas, direção de arte afiadíssima.

           Não vou contar nada relativo à história, porque tudo deve ser novidade para que o filme seja compreendido e contemplado na sua máxima distinção.

           Único comentário que faço: creio que o cinema atual convergia para temas metalinguísticos, como pode ser observado em "O Artista" e "A invenção de Hugo Cabret". Como The Fall é antecedente às duas publicações, acredito que foi o pioneiro dos grandes filmes hollywoodianos, mas, se acaso aparecer outro, não me surpreenderia.



Fica outra dica a seguir, esse filme é muito lindo, e mais admirável ainda é o Lee Pace. Atuações belíssimas.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Jules et Jim: uma mulher para dois.

Publiquei no Face que iria postar sobre "The Fall", entretanto esse filme exerceu sobre mim um controle imenso...


Jules et Jim: uma mulher para dois.





          O engraçado do filme é que mesmo contendo o nome dos dois melhores amigos da trama, o foco, a graça e desgraça do filme é Catherine...... Atuação belíssima de Jeanne Moreau!

Terminei de assisti-lo essa tarde... Inesperado final.

Palavras chaves: nouvelle vague, filme francês, romance realista ( são as minha concepções, ok?).

           É um clássico que é bem mais profundo do que se vê a priori. Aos apaixonados efervescentes, um novo olhar sobre o amor sedento. Para os descrentes... uma compensação dos seus conflitos. 

          A amizade é mais forte que o amor... Mais forte que um amor sem medidas, desesperado e sem segurança. Apenas a amizade é pura - comecei a viajar.....



          Enfim, o diretor do filme é François Truffaut. Essa obra o deixou como célebre diretor.

          Catherine é o tipo de mulher que muitos homens boêmios desejam amar, e que poucos conseguem compreender e satisfazer. Não uma mulher para dois, uma mulher para nenhum.

         Complicada e distinta história. Mais interessante para uma conversação  a dois.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Flores Do Oriente



Traduzido como "Flores do oriente" em inglês "Flowers of War"
Dirigido por: Yimou Zhang, mesmo diretor de Herói ( com Jet Lee)


            Tem muito tempo que não assisto um filme tão emocionante... Christian Bale superou minhas expectativas... olha que não gosto do seu trabalho e esse é realmente brilhante.

Cenas perfeitamente realizadas. Toque, magia, sentimentos... O filme carrega uma alma emocional fantástica! Crianças e mulheres da vida que me emocionaram.... Chorei teralitros!!!!!!!!!!!!!!!

É o tipo de filme que faz perceber que o mundo não é só aquele arquétipo idealizado e divulgado pela mídia, que os problemas da sociedade moderna são os relacionados à depressão e afins. A coisa é mais complexa. Tratamos de problemas reais. E precisamos assistir barbáries no século passado para enxergarmos além do que vivenciamos. O mundo não é belo, mas há esperança.